segunda-feira, 5 de maio de 2014

Modelo de Lasswell



Harold Lasswell foi um cientista político e teórico da comunicação que,  desenvolveu um modelo comunicativo que, embora baseado na teoria hipodérmica, apontava suas lacunas e contribuiria posteriormente para a sua superação. Para Lasswell, compreender o alcance e efeito das mensagens transmitidas pela mídia requer responder às seguintes questões: Quem? Diz o quê? Através de que canal? A quem? Com que efeito?. 



Das indagações: o "quem" está ligado aos emissores da mensagem; o "diz" corresponde ao conteúdo da mensagem; o "canal" à análise dos meios e, por último, o "efeito" corresponde à análise da audiência e reflexos na sociedade.
Suas premissas para descrever o processo de comunicação de massa eram: 
a) processos assimétricos com um emissor ativo, que produz o estímulo e uma massa passiva que reage ao estímulo;
 b) a comunicação é intencional e tem por objetivo um efeito já determinado (manipulação); 
c) os papéis Comunicador/Destinatário são isolados e independentes das relações sociais, situacionais e culturais;.os efeitos dizem respeito a destinatários atomizados, isolados.



A partir da Teoria de  Lasswell, as limitações da teoria hipodérmica (resistência do público, efeitos opostos aos previstos) deram lugar a novas diretrizes na área de comunicação.







Fonte: http://industrias-culturais.blogspot.com.br/2003/10/o-modelo-comunicacional-de-lasswell-os.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário