Harold Lasswell foi um cientista político e teórico da comunicação que, desenvolveu um modelo comunicativo que, embora baseado na teoria hipodérmica, apontava suas lacunas e contribuiria posteriormente para a sua superação. Para Lasswell, compreender o alcance e efeito das mensagens transmitidas pela mídia requer responder às seguintes questões: Quem? Diz o quê? Através de que canal? A quem? Com que efeito?.
Das indagações: o "quem" está ligado aos emissores da mensagem; o "diz" corresponde ao conteúdo da mensagem; o "canal" à análise dos meios e, por último, o "efeito" corresponde à análise da audiência e reflexos na sociedade.
Suas premissas para descrever o processo de comunicação de massa eram:
a) processos assimétricos com um emissor ativo, que produz o estímulo e uma massa passiva que reage ao estímulo;
b) a comunicação é intencional e tem por objetivo um efeito já determinado (manipulação);
c) os papéis Comunicador/Destinatário são isolados e independentes das relações sociais, situacionais e culturais;.os efeitos dizem respeito a destinatários atomizados, isolados.
A partir da Teoria de Lasswell, as limitações da teoria hipodérmica (resistência do público, efeitos opostos aos previstos) deram lugar a novas diretrizes na área de comunicação.
+ Interlocuções: http://pt.wikipedia.org/wiki/Harold_Lasswell
Fonte: http://industrias-culturais.blogspot.com.br/2003/10/o-modelo-comunicacional-de-lasswell-os.html
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